Whatsapp
A importância de contar histórias para crianças

A importância de contar histórias para crianças

A fala é a forma de comunicação mais antiga entre os seres humanos. Antes do surgimento da escrita, ela foi a responsável por passar as tradições e a cultura de uma geração para outra. Dessa forma, é grande a importância de contar histórias para crianças.

Ouvir histórias é um ato educativo que auxilia no desenvolvimento cognitivo, na inteligência emocional e na formação ética e cultural dos meninos e meninas.

Além disso, é uma ótima oportunidade de ter bons momentos compartilhados com os filhos. Se esse assunto te interessa, continue aqui com a gente.

Benefícios de contar histórias para crianças

Além do que já citamos, contar histórias para crianças é uma atividade lúdica que ajuda a expandir a imaginação, melhora a capacidade de comunicação e estimula a vontade de obter novos conhecimentos.

Essa prática é também uma vivência de interação, pois, através da contação de histórias infantis para dormir ou de uma fábula infantil, pode-se construir um relacionamento baseado na confiança e na afeição.

Contar histórias estimula também o gosto pela literatura, o que faz com que os pequenos desenvolvam habilidades importantes para o seu processo de alfabetização e letramento.

Contação de histórias para dormir

Reservar um momento para contar histórias para as crianças é uma excelente maneira de substituir momentos em frente às telas dos celulares, tablets, computadores ou televisores.

Por uma prática mais saudável e de interação humana, em especial à noite, na hora de dormir.

Muitos meninos e meninas dão um certo trabalho na hora de dormir porque sentem medo, ficam inquietos e até não querem adormecer em suas próprias camas sem os pais.

Contar histórias para a criança dormir pode ajudar muito nessas ocasiões, pois este último momento antes de pegarem no sono se torna uma oportunidade de relaxamento, o que faz com que se acalmem e adormeçam mais facilmente.

O entretenimento que as histórias infantis para dormir proporcionam faz com que o medo ou a inquietude se afastem, contribuindo para uma boa noite de sono e para a criação de uma rotina nesse momento do dia.

Dicas para a contar histórias mais divertidas

Você pode incrementar essa atividade utilizando outros recursos para a contação de histórias, como instrumentos musicais, bonecos de fantoche e até seu próprio talento, já que uma boa atuação pode divertir bastante o pequeno.

Uma dica é ler a história com antecedência, para saber quando terá que alterar o tom de voz na narração. Histórias infantis ilustradas também são uma ótima ideia para ajudar com a imaginação.

Deve-se levar em conta também a idade das crianças. Os menores vão preferir as histórias mais curtas e com mais ilustrações. Conforme eles forem crescendo, o nível de complexidade pode ir aumentando, e lembre de contar as histórias para crianças em voz alta.

Tempo de qualidade

Cada vez mais os pais estão delegando aos aparelhos eletrônicos o papel de manter os filhos entretidos. O que começou com a TV hoje envolve também celulares, tablets e computadores. Isso pode ser muito prejudicial para as crianças, que crescem com pouca interação interpessoal.

Sabemos que as dificuldades para manter um padrão de vida e assim proporcionar conforto aos pequenos são muitas, mas contar histórias para as crianças pode se configurar como uma excelente oportunidade.

Passar com elas um tempo de qualidade efetiva, em especial para você que precisa trabalhar durante a maior parte do dia.

Vimos aqui que contar histórias pode proporcionar momentos de interação e de diversão, por isso, se essa não é uma prática rotineira em sua casa, se programe para começar o quanto antes. Com certeza, os pequenos irão agradecer!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *