Whatsapp
7 Brincadeiras em casa para fazer com as crianças

7 Brincadeiras em casa para fazer com as crianças

Todo pai ou mãe já se viu com dificuldade para acompanhar o ritmo acelerado das crianças, afinal elas têm uma fonte inesgotável de energia, diferentemente dos adultos. Durante esse período de pandemia, precisamos lidar cotidianamente com o desafio de entretê-las com brincadeiras em casa, já que isso é o mais seguro para todos.

Dessa forma, escrevemos este post pensando em te ajudar com 7 ideias de brincadeiras em casa para fazer com os pequenos. Se esse assunto te interessa, continue a leitura e confira a lista com atividades para crianças dentro de casa que preparamos especialmente para você!

Brincadeiras populares

Vamos começar com duas brincadeiras populares entre os brasileiros, as quais não requerem muito espaço físico disponível e por isso podem ser realizadas pela maioria das famílias. Confira!

Montar um álbum de família

Hoje em dia, com o advento dos aparelhos eletrônicos que tiram e exibem fotografias, está cada vez mais raro encontrar álbuns de família. Montá-los é uma ótima oportunidade de se divertir com a criançada, relembrando momentos que ficaram marcados.

Para isso, imprima aquelas fotos salvas no computador ou no celular, compre um álbum de fotografias e chame os pequenos para ajudarem a montar. Se forem muitas imagens guardadas, vocês podem selecionar as melhores antes da revelação ou da montagem do álbum. Acima de tudo, eles vão se divertir bastante com essa atividade!

Jogo da memória

Provavelmente você já o conhece por ser um jogo bastante acessível: não é difícil de se encontrar, não custa caro e também pode ser produzido em casa com qualquer imagem que vocês queiram, o que torna a brincadeira ainda mais emocionante.

Exemplo de jogo de memória divertido para a criançada, é a bancada da memória educativa, que é indicado para crianças a partir de 3 anos de idade.

Brincadeiras em casa folclóricas

As brincadeiras folclóricas são aquelas mais tradicionais e muito conhecidas por terem vindo da cultura popular e serem realizadas pelas crianças na rua. Contudo para essas, você precisará de um pouco mais de espaço, como um quintal ou um play ground.

Bolinhas de gude

Bolinhas de gude são bolas de vidro, esféricas, coloridas e de variados tamanhos que são jogadas em grupos. Com elas, são possíveis muitas dinâmicas diferentes para jogar, mas todas elas envolvem uma boa pontaria, o que torna esta uma boa atividade de coordenação motora.

Pião

O pião é um objeto afunilado, fabricado em madeira, com uma ponta em metal. Para brincar com ele, é preciso enrolar uma corda em todo o corpo do pião, segurar a sua ponta e depois lançá-lo ao chão, de forma que ele fique rodopiando.

Cabra-cega

Esta é uma das brincadeiras do folclore que deve ser feita em grupo. Uma das pessoas é escolhida para ficar de olhos vendados e ela deve tentar encontrar os outros participantes. Se conseguir tocar em alguém, este troca de lugar e passa a ser quem ficará vendado. Portanto para ser mais divertida, é interessante delimitar um espaço não muito grande para a brincadeira.

Brincadeiras antigas

Os tempos mudam, mas algumas brincadeiras antigas atravessam os anos e continuam fazendo parte da vida de diversas gerações. Veja duas delas:

Jogo da forca

Alguém deve escolher uma palavra e dar uma dica para nortear os outros participantes, os quais tentarão adivinhar de que palavra se trata, falando letra por letra. Contudo a cada erro, é desenhada uma parte do corpo da pessoa em uma forca, perde quem tiver todo o corpo desenhado.

Pular corda

Nessa brincadeira, duas pessoas balançam uma corda com movimentos circulares para que outra pule. A que está pulando deve passar a vez quando errar o tempo de pular ou pisar na corda.

Portanto viu como são variadas as possibilidades de brincadeiras em casa para entreter uma criança sem necessariamente precisar levá-la ao shopping ou ao parquinho? Use sua imaginação e terá a chance de compartilhar momentos inesquecíveis com os pequenos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *